PRÊMIO MENÇÃO HONROSA
TRABALHO "FROM PARKING TO LIVING"

CONCURSO PREFAB 20X20 VISIONS FOR 400 SQUARE FOOT HOMES VANCOUVER, CANADÁ

___________________________________________________________________________________________________________

O concurso Prefab 20x20 lançou o desafio da criação de um módulo residencial de cerca de 38m² que contemplasse todos os elementos da pré-fabricação: racionalização do processo, baixo custo, rapidez de execução, viabilidade. A organização do concurso deixou aos participantes a definição do local e a elaboração do problema.


prancha enviada ao concurso

Pensar um módulo pré-fabricado no contexto de uma metrópole dinâmica como São Paulo, criou a possibilidade de especular uma ocupação coerente às transformações urbanas e uma alternativa à atual tendência de crescimento da cidade, incapaz de oferecer infra-estrutura básica à toda a população.
Nas áreas servidas de infra-estrutura, há uma grande quantidade de lotes desocupados enquanto proprietários aguardam sua valorização e especulação imobiliária. A maior parte destes terrenos é ocupada por estacionamentos de automóveis, reflexo da preferência pelo transporte individual diante da falta de alternativas em transporte público que afeta diretamente a qualidade de vida na cidade.


mapa do crescimento populacional anual de são paulo e foto aérea da cidade destacando o transporte metroviário

A inauguração da nova linha de metrô amarela que estava prevista para 2010 causaria grande impacto na cidade e ofereceria grande possibilidade de transformação dos espaços ao redor. O lote de estacionamento de automóveis escolhido estaria próximo a futura estação onde seria possível ensaiar novas formas de habitação junto aos novos equipamentos de infra-estrutura instalados na cidade.


situação anterior do lote escolhido e situação proposta no projeto






esquema da relação entre ocupação do lote por um estacionamento muito comum na cidade de são paulo, situação de um lote típico com uma residência unifamiliar e instalação do sistema de casas pré-fabricadas proposto





situação proposta com máxima ocupação






vista do lote a partir da rua






casa pré-fabricada proposta






planta do pavimento térreo e pavimento superior






esquema do sistema construtivo pré-fabricado proposto

Pensou-se um módulo habitacional leve e de fácil transporte que viabilizasse rápida implantação nos lotes. Seu desenho compacto poderia ser facilmente adaptável à diversidade de formatos e restrições construtivas da legislação da cidade. Os materiais escolhidos privilegiaram poucos elementos de forma a constituir um módulo barato e de rápida produção. A estrutura corpo molhado era de painéis estruturais de fibrocimento, já a estrutura corpo seco era metálica com paredes sanduíche (telha metálica+isolamento térmico e acústico+OSB). As aberturas com grandes caixilhos metálicos ampliariam o espaço reduzido da casa, promovendo controle adequado de ventilação e iluminação. A fim de reduzir custos seria instalado sistema de aquecimento solar e racionalizada a distribuição dos sistemas elétricos e hidráulicos através de dutos.
A implantação propõe uma alternativa ao baixo aproveitamento dos lotes por residências unifamiliares por uma ocupação de 14 módulos habitacionais nos 700m² de terreno, onde o espaço central é compartilhado com espaços livres e jardins. Ocupando uma área mínima, a casa foi pensada como estrutura essencial às necessidades básicas da vida cotidiana que poderia ser ampliada com o uso e ocupação dos espaços da cidade.

___________________________________________________________________________________________________________
publicações

.Site oficial do concurso
http://prefab2020.wordpress.com/


exposição dos trabalhos enviados para julgamento do juri na cidade de vancouver


.Azurre Magazine
http://www.azuremagazine.com/back-issues/januaryfebruary-2010/




.designboom
http://www.designboom.com/architecture/prefab-2020-visions-for-400-square-foot-homes/



___________________________________________________________________________________________________________
ficha técnica
local
São Paulo, SP
ano
2009
área terreno
700m²
área construída
1 casa pré-fabricada=37,2m²
14 casas pré-fabricadas= 520,80m²
arquitetura/autores
Danilo Hideki Abe, Mayra Rodrigues e Régis Sugaya